A Semana Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 05/06/1972, dia escolhido para ser o Dia Mundial do Meio Ambiente, pela ONU (Organização das Nações Unidas), durante a Conferência das Nações Unidas em Estocolmo, Suécia.
A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano contou com a presença de chefes de estado de 113 nações.
Durante o encontro – que ficou conhecido como Conferência de Estocolmo – foram estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo planeta como os direitos humanos, a gestão do recursos naturais de nosso planeta, a poluição, e os danos ao Meio Ambiente no desenvolvimento bélico.
Essas iniciativas foram incorporadas à Constituição da República Federativa do Brasil de 27 de maio de 1981, a qual dedicou um capítulo inteiro ao Meio Ambiente.
Artigo 225“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.
Aqui no Brasil, a semana do Meio Ambiente foi estabelecida em 1981, através do decreto 86.028 que tem como finalidade aumentar a participação da comunidade nacional na preservação de nossos recursos naturais.
[Veja outras postagens]